
Manual de Contabilidade para Médicos
Tipos de Tributação
Primeiramente, existem duas formas de tributar o seu negócio: em Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. No primeiro caso, suas finanças pessoais ficarão juntas com as da sua clínica/consultório. Por isso, é recomendável que seja utilizada a Pessoa Jurídica. Caso opte pela última opção, existem, então, três alternativas de tributação que serão explicadas no nosso material gratuito:
- Simples Nacional: O regime foi criado em 2007 e contempla qualquer empreendimento com receita bruta anual de até 3,6 milhões de reais;
- Lucro Presumido: É uma forma mais automática de fazer a tributação, com base na área de atuação da empresa, por exemplo;
- Lucro Real: É feita a tributação do lucro líquido da empresa periodicamente, utilizando os valores reais obtidos.
Fluxo de Caixa
Outro ponto importante é, sem dúvidas, controlar o caixa. Ao administrar a entrada e saída de dinheiro, é possível estruturar melhor suas ações e, principalmente, descobrir o que gera mais lucro e o que está causando prejuízo. Além disso, você também aprenderá mais sobre o Regime de Competência e o Regime de Caixa, dois conceitos muito importantes para gerir seu negócio.
Livro Caixa
Outro ponto importante é registrar tudo o que acontece na clínica/consultório. Por isso, é necessário ter um Livro Caixa, onde os dados financeiros serão colocados a cada mês, incluindo os lucros e os gastos, por exemplo. Para que fique mais fácil, recomendamos que você faça o seu Livro Caixa de forma digital, utilizando uma ferramenta de gestão.
Depreciação e Amortização
Estes conceitos são muito importantes na hora de gerir seu negócio. Ambos são essenciais na contabilidade para médicos, já que a área da Saúde trabalha com equipamentos que sofrem com a perda de valor com o tempo. No nosso material, você entenderá melhor como funcionam, bem como alguns exemplos claros de cada um deles.
Precificação
Qual será o valor da consulta? E dos procedimentos que serão realizados no seu espaço? Estas dúvidas são comuns e a definição destes preços é muito importante. Mas, com um cálculo básico, precificar o seu trabalho ficará bem mais fácil.
Dicas para abrir minha empresa
Nosso material ainda conta com um bônus aos que querem iniciar a jornada de terem o próprio espaço. Dentre nossas dicas, você vai encontrar:
- Definição do tipo de empresa;
- Nomes;
- Registro do Alvará e em Sindicatos;
- Atividades;
Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as atividades do Escritório 21 de Março.